terça-feira, 30 de outubro de 2012

[Resenha] Lembra de mim? - Sophie Kinsella

Característica:
Autora: Sophie Kinsella
Editora: Record
Edição: 2009
Idioma: Português
Páginas: 416


Comentário:


Olá a todos!

Hoje trago para vocês uma das obras da autora Sophie Kinsella, aquela que escreveu uma série de livros sobre a Becky Bloom, creio eu uma de suas personagens mais conhecidas. Embora sua edição seja de três anos atrás esse livro foi lido recentemente por mim por indicação de uma colega.

Dessa vez o romance narra a história de Lexi Smart, uma mulher de 28 anos, que após um acidente de carro, desperta num leito de   hospital achando que possui 25 anos e se surpreende com as  novidades ocorridas em sua vida:
1.   De uma aparência desleixada para uma impecável;
2.   De simples funcionária a chefe de departamento;
3.  De um namoro desastroso para um casamento com um lindo milionário;
4.   De uma amada amiga para uma inimiga mais que desprezível.

A personagem perde fatos relativos a três anos de sua vida e durante toda a narrativa tenta descobrir as formas e os porquês dessa reviravolta. A ‘nova’ vida cheia de mimos e riqueza traz a tona os prós e os contras dessa nova condição e coloca a personagem como uma estranha em seu novo ambiente, que de início é algo reverenciado por ela, mas com o tempo a deixa desconfortável e confusa até mesmo acerca de sua própria personalidade e atitudes.

Outros personagens dão o ar da graça na história: a irmã de Lexi, Amy, que antes era uma menina inocente e adorável, mas que após o despertar de Lexi, é descoberta por ela como uma adolescente irritante e sem limites; Eric, o marido lindo, milionário, mas de comportamento e manias estranhas (ter um manual de casamento diz algo para vocês?); e a mãe de Lexi, que é mais atenta a seus cachorros do que às próprias filhas. Além disso, há algo que intriga de início não só a personagem, mas também a mim, mera leitora, o homem de ‘rosto surpreendentemente bonito’ e de ‘uma voz muito distinta, seca e meio que intensa’, o Jon, que sinceramente, me agradou desde sua primeira aparição e fez minha ficha cair acerca do que poderia representar na estória.

Bom, assim como as dos demais livros da autora, essa personagem passa por situações no mínimo hilárias, um pouco desconcertantes. O enredo é algo normal, nada de se tirar o chapéu, mas diante dessas situações é divertido de ler, tanto que eu li em praticamente um dia.

A amnésia é tão angustiante e constrangedora para a coitada da Lexi que a todo o momento eu fiquei na torcida para que ela encontrasse algumas respostas e se encontrasse, mas o final me decepcionou muito! Algumas dúvidas acerca das mudanças na vida dela ficaram sem serem esclarecidas. E quando o negócio vai ficando bom, a autora vai e cabum, termina o livro. Será que ficou com preguiça de continuar a escrever? Esperava por mais, muito mais, principalmente no que diz respeito ao Jon... Ah, o Jon...


Enfim, para quem gosta de uma narrativa perfeita, bem estruturada do início ao fim, é melhor ignorar a sugestão, mas para quem quer apenas uma leitura descontraída, com alguns risos, e até alguma emoção, fica a dica!


Au revoir...



Classificação do livro: