sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Entrevista com escritores #2 - Roxane Norris




Na entrevista com escritores de hoje será com a nossa querida Roxane Norris, com muita descontração respondeu as perguntas da Devoradora.

Roxane Norris publicou o livro chamado Immortales em 2012 na Bienal de São Paulo, pela Editora Baraúna. Confira aqui a sinopse.




Devoradora de Livros - Roxane Norris, você poderia se apresentar aos leitores da Devoradora de Livros, contando um pouco da sua trajetória como escritora e sua história.

Roxane Norris: Olá Devoradores!  Primeiramente gostaria de dizer que estou muito feliz em estar aqui! Obrigada pela oportunidade!
Em segundo lugar, vamos às curiosidades ao meu respeito... Seria mesmo? Rsrsrs
Bem, nunca escondi que vim do nicho de fanfics, um meio cada vez mais fomentador de autores, apesar de escrever muitos poemas quando nova. Porém, mesmo sendo uma traça, nunca me passou naquela época, pela cabeça, que eu estaria aqui, plenamente realizada. Foi uma coisa que aconteceu, sem muitas explicações ou neuras, e está fluindo bem. É como se eu pudesse dizer a vocês: encontrei o meu lugar.
Enfim, devo dizer que sempre tive apoio da min há família e dos meus amigos, e isso foi essencial e determinante para por o pé na estrada e seguir em frente. 

Devoradora de Livros - Qual foi o seu primeiro livro?  Quantos livros você tem publicado?

Roxane Norris: Meu primeiro livro publicado é Immortales, pela editora Baraúna; contudo, tenho contos na coleção Anno Domini 2 da Andross Editora – Incubus, e na Versos Vampíricos da Editora Literata – Amantes Carmins.

Devoradora de Livros - Qual foi ou quem foi à inspiração para escrever esse livro?

Roxane Norris: Immortales veio de duas histórias que eu havia escrito e que por incentivo de meus amigos de internet, fundi num livro único. Porém eu sempre busquei me inspirar nos clássicos como Jane Austen e Alexandre Dumas.
Devoradora de Livros - Qual o diferencial do Immortales para os outros livros de vampiros?
Roxane Norris: Creio que quem leu seja mais apropriado em discernir esse ponto, ainda que acredite que seja minha forma de narrar a história e, claro, o fato de explicar a origem de meus imortais. Justamente isso me faz não chamá-los de vampiros.

Devoradora de Livros - Quanto tempo levou para terminar o livro?

Roxane Norris: Um ano. Isso porque houve muitas pausas no caminho.

Devoradora de Livros - Descreva em poucas palavras Immortales.

Roxane Norris: Immortales é um romance cheio de intrigas, traições, ciúmes, perdas e amor. Onde você encontra desde o príncipe apaixonado até o pirata galanteador.

Devoradora de Livros - Além do Immortales que foi publicado em 2012, você pensa em publicar outros?

Roxane Norris: Ah, sim. Já estão no forno! Youkai sai pela Literata até o meio do ano — um Young Adult de anjos e demônios com leves pinceladas de humor. Um romance bem light. —, e Volkodlák sai pela MODO em setembro — esse já é um romance mais pesado, mais sobrenatural, e vai envolver um triângulo centenário entre um bispo, uma bruxa e um lobisomem.

Devoradora de Livros - Sabemos-nos que escritores nacionais encontram barreiras ao publicarem seus livros, foi o seu caso? Quais são os maiores obstáculos?

Roxane Norris: De certa o é, ainda. O mercado nacional está em franca expansão, mas ainda não consegue absorver e dar espaço a toda produção literária que está surgindo. Ser autor é ser um artista em todos sentidos, mas acredito que a principal  barreira seja conscientizar o leitor de que há o bom aqui dentro. Nossas políticas e cultura literárias ainda são muito colonialistas, ou seja, voltadas ao consumo da produção externa. Temos que mudar esses números.  

Devoradora de Livros - Obrigada pela entrevista. Para finalizar, qual é a mensagem que você gostaria de passar aos leitores da Devoradora de Livros.

Roxane Norris: Leiam autores nacionais, prestigiem, e acima de tudo, ajudem a mudar a cara da literatura. Ame os clássicos, mas não desmereça os novos, porque um dia aqueles clássicos também precisaram ser lidos, para serem compreendidos.
Obrigada!

Beijokas, Deise! E Obrigada pelo espaço!



Quem agradece sou eu, por seu tempo e empenho!
Sei como sua vida é corrida Roxane. Obrigada!!


Bom pessoal, espero que tenham gostado da Roxane.



Conheça a escritora: Blog e Site oficial


Beijos,
Devoradores até a próxima semana^^