quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Os livros mais vendidos no mundo


O livro mais vendido e mais lido do mundo é a Bíblia.Estima-se que até hoje já tenham sido vendidos 11 milhões de exemplares da versão integral, 12 milhões de novos testamentos e 400 milhões de brochuras com fragmentos dos textos originais. 




Depois dela, vem o Alcorão ou Corão, livro sagrado do Islamismo. Os muçulmanos creem que o Alcorão é a palavra literal de Deus (Alá) revelada ao profeta Maomé (Muhammad) ao longo de um  período de vinte e três anos. A palavra Alcorão deriva do verbo  árabe que significa declamar ou recitar; Alcorão é portanto uma    "recitação" ou algo que deve ser recitado.



Seguindo a lista, o terceiro livro mais vendido no mundo é o Livro Vermelho, do líder comunista chinês Mao-Tse-Tung. 

O Livro Vermelho compreende 427 citações de Mao, divididas em 33 capítulos. As citações de Mao eram em negrito ou em vermelho para serem bem destacadas. É também chamado de "Reflexões do presidente Mao" por muitos chineses. As citações compreendem poucos parágrafos. Na segunda metade do livro, uma forte tendência empirista* evidencia-se no pensamento de Mao. 



O quarto lugar parece estar com o livro Scouting for Boys (Escotismo para Rapazes), escrito em 1908 por Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, militar inglês que deu origem ao Escotismo.







*É a tendência que perpassa todas as correntes filosóficas que, de um modo mais ou menos acentuado, consideram a experiência sensível, ora como a única válida à garantia do conhecimento verdadeiro, ora como o ponto de partida para esse conhecimento, podendo este, no entanto, ultrapassar posteriormente a experiência sensível. De um modo ou de outro, o empirismo designa sempre uma redução, total ou parcial, do conhecimento à experiência direta que os sentidos recebem.


Fonte: Site de Curiosidades. Infopédia. Adaptado por S Matos.