quinta-feira, 1 de novembro de 2012

[Resenha] Belle - Lesley Pearse


Característica:
Autora: Lesly Pearse
Editora Novo Conceito
Edição: 1/2012
Páginas: 559



Comentários:

Fazer uma resenha sobre esse livro é complicado, por abordar um tema que ainda se faz presente desde o século XIX, é a comercialização de mulheres.

Difícil não encantar  com Belle, uma garota com 15 anos, esperta e diferente das outras da mesma idade, vive em um bordel sem saber o que se passa no andar de cima, após das 17 horas e sem puder perguntar a mãe como esta trabalha. Belle cresce pensando que a sua casa é um lugar de diversão para os cavalheiros.

Mas ela perderá a inocência quando por descuido adormece na cama de Millie (uma das garotas que trabalham na casa). Ela descobre da maneira mas assustadora, o que acontece no andar de cima com as garotas e com os cavalheiros, acaba tornando-se um testemunha de assassinato.

No mesmo dia com medo de represália do assassino, sua mãe Annie conta a policia uma história falsa e acoberta Belle. Não satisfeito o Kent também conhecido com o “Falcão”, sequestra Belle e envia a Paris para um bordel, evitando assim não contasse a policia sobre o crime.

Deixando para trás um amigo chamado Jimmy, com 17 anos que perdeu a mãe há pouco tempo, ele é um lindo e corajoso, que conheceu Belle um dia antes do assassinato e Mog a empregada da casa de Annie, que cuidarava dela desde pequena melhor que a mãe.

Belle se ver em meio a situações ameaçadora por sua beleza e sua idade, já que com 15 anos em um bordel é a preferência de muitos homens. E as Madames aproveitam disso.

Ela luta tanto fisicamente como psicologicamente para poder conseguir realizar o seu sonho de ser chapeleira, e também poder voltar a seus familiares em Londres, que estão preocupados. O engraçado é que Belle passa por tantas situações e conhece muitas pessoas e mesmo assim ainda quebra a cara muitas vezes.

O que me encantou também foram às reviravoltas das situações, diferentes de outros livros que torna-se tão  obvio.

Gostaria de escrever mais, não dá, o livro me marcou tanto pela estória, as descrições, as narrativas, não tem como ficar com pena de Bella. A escritora conseguiu envolver a estória sem tornar cansativa e chata, porém vou avisando que tem trechos do livro com conteúdo pesado por narrar atos sexuais.

Dica: para quem tem não gosta de violência e abusos, não leia o livro.

Eu recomendo a leitura, pois é daqueles livros que você já se encanta pela capa e ficarei a espera do segundo livro.

Série Belle:
1º Belle – Lançado no Brasil
2º The Promise -  Lançado nos EUA, sem previsão no BR




Classificação do livro: