quarta-feira, 7 de novembro de 2012

[Resenha] Cinquenta Tons de Liberdade - E. L. James



Características:
Autora: E. L. James
Editora: Intríseca
Livro: 3
Edição: 2012
Página: 544

Sinopse:

Quando a ingênua Anastasia Steele conheceu o jovem empresário Christian Grey, teve início um sensual caso de amor que mudou a vida dos dois irrevogavelmente. Chocada, intrigada e, por fim, repelida pelas estranhas exigências sexuais de Christian, Ana exige um comprometimento mais profundo. Determinado a não perdê-la, ele concorda. Agora, Ana e Christian têm tudo: amor, paixão, intimidade, riqueza e um mundo de possibilidades a sua frente. Mas Ana sabe que o relacionamento não será fácil, e a vida a dois reserva desafios que nenhum deles seria capaz de imaginar. Ana precisa se ajustar ao mundo de opulência de Grey sem sacrificar sua identidade. E ele precisa aprender a dominar seu impulso controlador e se livrar do que o atormentava no passado. Quando parece que a força dessa união vai vencer qualquer obstáculo, a malícia, o infortúnio e o destino conspiram para transformar os piores medos de Ana em realidade.

Comentário:

Bom, chegamos a resenha do último livro da série de E. L. James, Cinquenta Tons, que pelo que vi em alguns sites chegará dia 08/11 em algumas livrarias do Brasil na versão em Português.

Confesso que quando terminei de ler a última página desse último livro da trilogia, me surpreendi com algumas emoções sentidas. No final de tudo, não me arrependi nem um pouco de ter lido a série, e se bem puder, irei ler novamente. Foi muita enrolação na leitura, algumas vezes parava de ler o terceiro livro e voltava para o segundo ou o primeiro só para atrasar um pouco o término dessa estória que me envolveu bastante.

Esse livro foi bem diferente dos outros, pois ele foi uma mescla de narração sobre eventos passados e presentes, cheio de cenas suspensas. Com direito a um casamento com lua de mel pela Europa...

“- Eu sei que você sempre sonhou em ir para a Europa, — ele diz em voz baixa - Eu quero tornar seus sonhos realidade, Anastasia.
- Você é o meu sonho, Christian.
- E você o meu, — ele sussurra.”

... Casamento de início maravilhoso, mas logo depois agitado. Com direito a um Christian mais irresistível, apaixonante e apaixonado...

“- Anastasia, você é minha mulher, não minha sub. Eu não quero nunca mais te machucar.”
(...)
“- Sra. Grey... esposa. Nosso objetivo é agradar. – os lábios dele comprimem – Eu te amo.
- Eu te amo, também.”

 Com direito a um pouco de ação na trama devido a Jack Hyde, que surge como uma ameaça no segundo livro e que nesse terceiro acaba a concretizando. Direito a um Christian bastante enfurecido, desequilibrado, imaturo e até bêbado...

“Emocionalmente, Christian é um adolescente, Ana. Ele pulou essa fase de sua vida. Ele canalizou toda sua energia para ser bem sucedido no mundo do trabalho, e ele ultrapassou todas as expectativas. Seu emocional tem que recuperar seu tempo pedido.” - Dr. Flynn.

 ... a uma Ana que tenta se ajustar ao mundo de riquezas e do luxo em que seu recém-marido vive. Com direito a um casal mais unido, sem a Mrs. Robinson no caminho, e com grande parte dos traumas em torno do passado do senhor Grey já superados.

O melhor mesmo desse último livro são os últimos capítulos narrados pelo próprio Christian, em que relata o seu primeiro natal em família, quando ele ainda era uma criança, e dois de seus encontros iniciais com Anastasia. Garanto que a versão dele sobre estes é bem mais divertida.

De fato comecei a ler essa trilogia por influência, mas acabei me prendendo a ela não pelo apelo sexual, e sim pelo fato da imperfeição dos dois personagens, das suas distintas personalidades e diferentes jeitos, e do confronto por conta desses aspectos, que dão um up na estória e despertam atenção. Querendo ou não há implícita a noção de que é preciso aceitar as falhas e o passado do outro, aprender a respeitar a vontade alheia e ceder numa relação para que se possa criar harmonia e felicidade entre um casal, no caso, o senhor e a senhora Grey.

Eu li diversas críticas à trilogia, algumas positivas, e muitas negativas, estas até grosseiras. Quando penso em opinar sobre um livro eu o julgo bom ou ruim pelas emoções que me passam, ou até por empatia com o personagem ou a estória, ou a forma como ela é contada. Julgar um livro é um direito que assiste a seu público, mas passar a julgar aos leitores desse livro, são outros quinhentos... é uma tremenda falta de respeito. Mas enfim, só desabafo...

A verdade é que a 'boca inteligente' de Anastasia, o jeito e o tom sedutor e imponente do Christian, os toques e olhares entre ambos, os diálogos apaixonados e confusos, os e-mails com assuntos e  assinaturas por vezes interessantes e bem formuladas, e até as discussões (e principalmente as reconciliações ;P ) farão muita falta...

Quem não teve a oportunidade de ler e conhecer a trilogia, não perca tempo. Fica a dica!





E para fechar, o videoclipe de uma canção, faixa da trilha sonora, que é impossível ouvir e não associar ao quente casal! 



Classificação do livro: