domingo, 28 de abril de 2013

[Resenha] Sophie & Carter - Chelsea Fine


Características:
Autora: Chelsea Fine 
Editora: Acacia Publishing, Inc. 
Páginas: 128 


Sinopse:
Enquanto outros alunos da escola média estão sonhando com o seu futuro, Sophie e Carter estão apenas tentando fazê-lo através de cada dia. Carter é oprimido por problemas em casa, enquanto ele luta para sustentar sua mãe. Enquanto isso, a vizinha Sophie é deixada para cuidar de seus três irmãos mais novos no lugar de sua mãe ausente e perturbada. Tudo o que mantém esses dois melhores amigos juntos é outra, e sabendo que cada noite que vai reunir-se no balanço de Sophie varanda da frente e fugir da realidade, se apenas por algum tempo. Mas como a sua relação chega a um ponto de viragem e formatura do ensino médio se aproxima, vai a sua amizade se tornar algo mais?

Eu, sinceramente, amei esse livro. Não por ele ser curto, mas porque mesmo sendo curto e rápido de ler, me tocou imensamente com sua estória e - porque não?-, mensagem de esperança e da força de um amor sincero. Além disso, sua linguagem, os personagens principais e desenrolar são muito bons. 

Este livro é uma mistura de nuances. Ora passa tristeza, ora um traço de felicidade diante de uma pequena conquista dos personagens...  Os capítulos se alternam entre os pontos de vista de Sophie e Carter, onde cada um expõe sua forma de ver o outro, os sentimentos que compartilham, e seus problemas familiares, que, relatados de uma forma leve, nos faz ter compaixão e sentir esperança em vê-los vencer tais obstáculos.

Bom, Sophie é uma adolescente que vive com seus três irmãos menores numa casa bem humilde. Sua mãe é uma prostituta que desaparece de casa, e seu laço com os filhos diminui exponencialmente, e assim, Sophie passa dificuldade com seus irmãos e passa a ir atrás da mãe apenas para pegar uma quantia para continuar os mantendo. Já Carter é o vizinho da casa em frente à de Sophie, que lida com a doença da mãe, e lembranças ruins e marcas deixadas pelo passado (que nem é tão distante assim). 


Os dois se conhecem desde que eram crianças e são amigos desde então. Porém, eles não se falam na escola, agem como dois estranhos, pois é o único ambiente em que não pensam em  compartilhar e demonstrar suas fraquezas e problemas. Eles se encontram todas as noites num banco da sacada da casa de Sophie, onde conversam, se apoiam e propõe ajuda ao outro. Nem preciso dizer que o relacionamento dos dois é algo maravilhoso, belo de se admirar, encantador.

Esse livro entrou para minha lista dos livros favoritos, seja pela sua simplicidade, pelos maravilhosos personagens, pela forma como a autora aborda diversos temas, como o amor sincero e puro, a violência doméstica, a amizade, doença mental, abandono de menor e prostituição... A classificação do livro só não foi completa porque achei o final do mesmo rápido, e queria muito que tivesse mais capítulos sobre esses dois personagens, que, cada um à sua maneira, nos cativam singelamente.

Li algo sobre a autora fazer uma continuação desse livro, e se a notícia for verídica, esperarei ansiosa por isso!

Super recomendo!

PS.: Não consegui informação sobre a publicação desse livro aqui no Brasil, mas é encontrada sua tradução em diversos sites para downloads de livros internacionais.

Classificação do livro:



Nenhum comentário :

Postar um comentário