sexta-feira, 10 de maio de 2013

Entrevista com Escritores #12 - Eleonor Hertzog




Olá Devoradores! 

Hoje na Entrevista com Escritores #12, será com a o ilustre Eleonor Hertzog.

Cisne foi lançado em 2012 possui 832 páginas, publicado pela Editora Novo Século. Para quem gosta do gênero de Ficção essa é uma excelente dica! Vale a pena conferir! Confira o livro no skoob tem a pontuação de 4,7 de 5,0.




Devoradora de Livros: Em primeiro lugar, gostaria de dizer que estou muito contente por você aceitar a Devoradora de Livros como blog parceiro e por me ceder essa entrevista. Conte aos nossos leitores um pouco sobre a sua história, sua carreira, seus gostos...

Eleonor HertzogA faceirice com a parceria é mútua, Deise!

Bem, sou gaúcha de Porto Alegre, e gosto muito desta cidade onde nasci e vivi toda a minha vida. Sou pediatra, de modo que, obviamente, adoro crianças. E também escrevo desde... desde sempre, eu acho. Livros são parte da minha vida, tanto na hora de escrever quanto na de ler. Gosto de bichos (tenho gatos e cachorros; aliás, neste exato momento, tem dois gatos deitados aqui me fazendo companhia, um em frente ao monitor e o outro sobre a impressora), gosto de jardim e plantas, principalmente rosas e orquídeas. Adoro viajar, conhecer outros lugares e pessoas. E, como já teve oportunidade de constatar, Deise, sou leeeeenta demais para responder a entrevistas, rsrsrs...

Devoradora de Livros: Além de escritora, você também é médica. Como você consegue lidar com a jornada trabalho x escritor?

Eleonor HertzogÉ realmente cansativo. Depois da jornada de trabalho pediátrica, chego em casa e me concentro no computador e em mil assuntos de livro a serem resolvidos. Volta e meia levo um puxão de orelhas da família para largar o computador e conversar com as pessoas daqui de casa!

Devoradora de Livros: Você sempre teve a vontade de escrever um livro?

Eleonor HertzogNão é questão de vontade... É que escrever, para mim, sempre foi natural, parte da vida. O que eu escrevi acabou tomando forma de livro. Foi simples assim.

Devoradora de Livros: Como surgiu a ideia de criar esse livro?

Eleonor HertzogDigamos que ele se criou sozinho, rsrs!

Devoradora de Livros: Como foi o processo de criação do livro Cisne? Quanto tempo durou todo o processo?

Eleonor HertzogA criação específica do livro Cisne durou cerca de três anos, a partir da decisão de publicar. Ele é o início de uma estória maior; o processo, portanto, iniciou com a definição do ponto onde seria possível cortar a estória para individualizar o primeiro livro. Depois disso, foram quase dois anos de lapidação e aprimoramento do texto e mais um ano na função de publicar.

Devoradora de Livros: Muitas pessoas consideram os escritores solitários ou cheios de mania. Você tem algum ritual ou adota alguma sistemática na hora de escrever?

Eleonor HertzogUma pediatra, solitária? É muito improvável, rsrsrs! Não tenho ritual nem sistemática; a única coisa de que preciso é tempo (que anda cada vez mais escasso) e um pouco de sossego (que também é escasso). Na maior parte das vezes, consigo administrar bem. A grande exceção é quando saio da transpiração (95%) para a inspiração (5%), e então ideias e texto fluem muito depressa. Nestas horas, o povo aqui de casa sabe que não deve me interromper por um motivo menor do que incêndio, ou vão ser enxotados no grito!

Devoradora de Livros: O que você acha que é o ponto de partida para um escritor?

Eleonor HertzogSem qualquer dúvida, ler! Ler muito e ler de tudo.

Devoradora de Livros: Quais são seus projetos para o futuro?

Eleonor HertzogContinuar trabalhando na estória iniciada no Cisne.

Devoradora de Livros: Quais são suas maiores inspirações?

Eleonor HertzogInspirações? Não sei. Escrever, para mim, simplesmente acontece...

Devoradora de Livros: E dicas de leitura? Pode nos dar alguma?

Eleonor HertzogAi, e de qual tamanho quer a lista?! Vamos colocar assim: nos últimos 40 dias, li Cores de Outono, da Keila Gon; Os Segredos de Landara, da Bruna Camporezi; Territórios Invisíveis, de Nikelem Witter; Portais e Recomeço, ambos de Ledinilson Moreira; Ouro, Fogo e Megabytes, de Felipe Castilho; Amazônia, de Marli Carmen; A Biblioteca do Czar, de Marcos Inoue e Gabriel Morato; Eu, meu pai e meus outros amores, de Lilian Reis; Apimentando e Ser Clara, os dois de Janaina Rico; Freud, me tira dessa! de Laura Conrado; Os Dragões de Titânia, de Renato Rodrigues. Estou coma sensação de ter esquecido mais algum, mas, dos mencionados, gostei de todos, o que pode dar uma ideia do meu problema com essa pergunta... Vou poupar vocês da lista dos que pretendo ler, porque é maior ainda.

Devoradora de Livros: O que os seus leitores podem esperar para o próximo volume da série Cisne?

Eleonor HertzogEm Linhagens, o segundo volume, há muito mais ação e fantasia. Tenho certeza de que vão adorar!

Devoradora de Livros: Para finalizar, qual é a mensagem que você gostaria de passar aos leitores da Devoradora de Livros.

Eleonor HertzogTenham pilhas de livros lidos, pilhas de livros para ler... Se cada livro é uma vida a mais que a gente vive, aproveitem a chance para conhecer todos os universos possíveis!


Gostaria de agradecer a admirável escritora e magnifica amiga.
Por seu tempo, empenho e dedicação a responder as perguntas para os leitores da Devoradora.
Cisne já um sucesso pode ter certeza disso!

Pode com a Devoradora de Livros sempre!!!
Beijos,