sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Entrevista com Escritores #3 - Carina Rissi







A Entrevista com Escritores de hoje será com a nossa querida Carina Rissi, que com muita descontração e dedicação respondeu as perguntas da Devoradora.





Carina Rissi é autora dos livros Perdida-um amor que ultrapassa as barreiras do tempo
, publicado pela Editora Baraúna...




... e Procura-se um Marido, publicado pela Editora Verus, recentemente. 







Devoradora de Livros - Carina, por favor, conte ao público da Devoradora de Livros um pouco acerca de sua história, seus gostos e carreira.

Carina Rissi: Sou casada, e mãe de uma princesa de 9 anos. Respiro literatura 30 horas por dia, lendo ou escrevendo minhas próprias historias. Vivo em guerra com meu cabelo ( e certos personagens salientes que tomam as rédeas das minhas histórias), sou viciada em esmaltes, amo ver filmes (não os de terror! ) ,  e tenho uma inexplicável fascinação por qualquer coisa que tenha o tema amores impossíveis. Sou escritora, autora de Perdida um amor que ultrapassa as barreiras do tempo e Procura-se um Marido.

Devoradora de Livros - Quando e como foi despertado seu interesse pela leitura e pelo gosto de escrever?

Carina Rissi: Não sei bem quando fui despertada para a literatura. Eu era muito pequena (acho que tinha 8 anos) e fiquei louca pelo livro Maneco Caneco Chapéu de Funil do Luis Camargo. Desde então eu vivia na biblioteca da minha escola. Depois, na adolescência, me apaixonei por Romeu e Julieta, de Willian Shakespeare e Feliz Ano Velho, de Marcelo Rubens Paiva. Quando finalmente conheci o Sr. Darcy (suspira), aos 15 anos, tive meu primeiro amor literário e desde então Orgulho e Preconceito, de Jane Austen, é meu livro favorito.
Escrever era um sonho distante pra mim. Eu jamais, em momento algum, imaginei que um dia poderia me tornar uma escritora. Tomei coragem depois de assistir uma entrevista com a diva Stephenie Meyer onde ela contava que também se sentia insegura, que assim como eu, não achava que podia escrever. Perdida nasceu naquela mesma tarde, embora eu não tivesse a pretensão de escrever um livro. Só queria colocar as ideias que tinha há certo tempo pra fora e ver no que dava.

Devoradora de Livros - O que ou quem foi a sua inspiração para escrever o seu primeiro livro Perdida? E o Procura-se um Marido?

Carina Rissi: Em ambos os livros foram os perrengues que eu enfrento como dona de casa que me motivaram a escrever.
A história da Sofia nasceu numa noite em que eu tentei esquentar o jantar e fiquei sem energia elétrica. Eu sabia que tinha um jeito de aquecer a comida usando o fogão a gás, só não sabia como. Fiquei revoltada, porque as pessoas comiam antes da invenção do micro-ondas, certo? Foi aí que a Sofia apareceu, perdida num século sem recursos.
Já a ideia do Procura-se um Marido surgiu quando minha lava-louças quebrou. Eu tinha um evento naquela noite, precisava buscar minha filha na escola, tinha acabado de fazer as unhas e equilibrava os bobes no cabelo enquanto tentava dar um jeito na cozinha. Entre xingamentos e pensamentos homicidas contra as louças, me peguei pensando que se um dia fosse muito rica eu jamais voltaria a entrar na cozinha. Então vi a Alicia, a menina rica e mimada que sempre teve tudo o que quis tendo que se virar com um salário mínimo, sem ter a quem recorrer. Eu me apaixonei por ela no mesmo instante.

Devoradora de Livros - Quanto tempo levou para que finalizasse seus livros?

Carina Rissi: Estranhamente eu comecei a escrever em maio (Perdida em 2010, Procura-se um Marido em 2011) e finalizei em outubro. Por coincidência, os dois tem o mesmo número de páginas, 472. Esquisito, né?

Devoradora de Livros - Seu livro Perdida entrou para minha prateleira de livros preferidos (e quanto a Ian, o que era aquele cara?). O que nós leitores podemos esperar do Procura-se um Marido, que foi lançado em setembro desse ano?

Carina Rissi: (Obrigada, Susi!! <3)
Vamos lá. Acho que o leitor pode esperar muita confusão, cenas divertidas, um romance difícil de explicar, um pouco de suspense e uma surpresa no final. Me orgulho muito desse livro. Consegui criar uma trama ágil e leve, e apesar da Alicia não ser exatamente uma heroína (ela é mais para encrenqueira, cheia de defeitos, neuras e inseguranças), é apaixonante e  fácil de se identificar com ela. O Max é... acho que ele é... meio que a minha versão do Sr. Darcy. rsrs
Espero que a história desses dois agrade e divirta o leitor.

Devoradora de Livros - Atualmente, acha que é fácil para um novo autor sua inserção no cenário literário nacional? Houve dificuldades quanto à publicação de seus livros Perdida e Procura-se um marido, respectivamente, na editora Baraúna e na editora Verus?

Carina Rissi: Esse assunto é um tanto delicado. Grandes editoras dificilmente dão chances a autores estreantes. E se elas não introduzirem esses autores no mercado como eles deixarão de ser estreantes? Acaba sendo um ciclo infinito. Por isso muitos autores, como eu, optam por outro caminho e se arriscam sozinhos, lançando suas obras de forma independente ou em parceria com uma editora sob demanda.  Alguns torcem o nariz para essa saída, mas eu sinceramente não me arrependo de ter chegado ao mercado literário dessa forma. Foi graças a visibilidade que ganhei com o Perdida que consegui ser avaliada e aceita na editora Verus com o Procura-se Um Marido.

Devoradora de Livros - Diante da boa receptividade de suas obras podemos esperar novidades por aí? Pode nos dar alguma dica de algum projeto em mente? (Se ainda não, quando tiver algo em mente nós da Devoradora de Livros adoraríamos saber imediatamente! rs)

Carina Rissi: Bom, estou trabalhando em dois projetos quase que simultaneamente. Um deles é a sequência de Perdida (que exige muita pesquisa, e com a loucura do lançamento do Procura-se Um Marido tem sobrado pouco tempo para pesquisar, por isso ele está um pouco de lado) e um que me tirou o sono de tanta empolgação chamado No Mundo da Luna. Vou contar as peripécias de uma jornalista recém-formada que busca sucesso na carreira, mas acaba na sessão do horóscopo sem entender absolutamente nada do assunto. A vida pessoal dela está um bagunça, acabou de tomar um pé na bunda e descobriu que o ex vai casar com a tal garota que ele praticamente não conhece. Isso deixa a Luna maluca e ela decide se casar também, até escolhe seu alvo... quero dizer, noivo, mas parece que o destino sempre a empurra na direção oposta, levando-a para os braços do cara que ela detesta e tudo fica de cabeça pra baixo.

Devoradora de Livros - O que você pensa acerca do caos da educação brasileira, e principalmente, a pública, onde muitas instituições de ensino não estimulam a leitura, sejam obras literárias ou didáticas, que é algo crucial para incentivar o ser humano a pensar?

Carina Rissi: Caramba, difícil apontar uma solução para o problema. Uma pena que o governo do nosso país deixe a educação e a cultura de lado. Todos nós perdemos com isso. Graças a Deus ainda existem bons professores que criam, por conta própria, grupos de leitura, teatro e tantas outras iniciativas que introduzem as nossas crianças e jovens ao mundo das artes.

Devoradora de Livros - Para finalizar. Qual é a mensagem que você gostaria de passar aos leitores da Devoradora de Livros?

Carina Rissi: A vida é uma coisinha muito esquisita e maravilhosa que acaba te levando para caminhos nunca imaginados. Não desista dos seus sonhos. Não permita que ninguém julgue se ele é ou não impossível. O sonho é seu, e você é a única pessoa que pode fazer com se torne realidade. Basta acreditar em si mesmo =D


Querida Carina, obrigada por sua paciência e tempo. Estou mesmo muito feliz em fazer essa entrevista com você. Sinceramente, espero que muitas outras ideias e personagens brotem em sua mente, (e rápido! rsrs), para que nós leitores possamos desfrutar de mais obras suas. Já sou sua fã babona!
Com toda minha admiração e carinho, Susi.


Eu que agradeço por você ter permitido que eu fizesse parte do Devoradora de Livros. Foi um prazer responder as perguntas. Me
diverti demais! Muito obrigada, Susi!! Beijos!




Quem quiser conhecer mais sobre o escritora: Blog, Facebook e Skoob.


Espero que tenham gostado da entrevista pessoal! Os dois livros já estão disponíveis nas livrarias. Não deixem de conferir essas obras. Agora é só ficar no aguardo para a próxima Entrevista com escritores!