terça-feira, 6 de novembro de 2012

[Resenha] Cinquenta Tons Mais Escuros - E. L. James


Características:
Autora: E. L. James
Editora: Intríseca
Livro: 2
Edição: 2012
Página: 485


Sinopse:
Assustada com os segredos obscuros do belo e atormentado Christian Grey, Ana Steele põe um ponto final em seu relacionamento com o jovem empresário e concentra-se em sua carreira, trabalhando numa editora de livros. Mas o desejo por Grey domina cada pensamento de Ana e, quando ele propõe um novo acordo, ela não consegue resistir. Em pouco tempo, Ana descobre mais sobre o angustiante passado de seu amargurado e dominador parceiro do que jamais imaginou ser possível. Enquanto Christian tenta se livrar de seus demônios interiores, Ana se vê diante da decisão mais importante da sua vida.

Comentário:

Bom, não irei me apegar a detalhes do livro para não acabar contando mais do que a própria sinopse já entrega sobre este segundo livro e o término do primeiro, que ocorreu de forma tão dramática, que até o sofrimento de Anastasia e Christian foram sentidos por mim. :/

Curiosidades sobre o primeiro livro? Leiam essa resenha aqui.

O segundo livro da série relata de início o sofrimento de Ana, e para a sorte dela, a esperança de reconciliação com Grey, que a procura e lhe faz uma nova proposta, disposto a oferecer o ‘mais’ que ela sempre quis na relação dos dois.

Há também o aparecimento de mais dois personagens que favorecem o desenrolar da trama, personagens essas que fazem parte do passado penoso do lindo, charmoso e milionário Christian Grey, e aparecem para atormentar ainda mais a conturbada relação entre ele e Ana.

Eu juro que estou tentando me segurar e não falar muito sobre o livro em respeito e para não chatear aos que ainda não leram, mas... para instiga-los um pouco só deixarei essa passagem aqui, uma fala de Ana em resposta para uma personagem que surge desde o primeiro livro e que Ana vê como uma ameaça para ela e Christian:

"Eu estou rindo de sua audácia, Srª Lincoln. Christian e eu não temos nada a ver com você. E se eu abandoná-lo e você vier me procurar, eu estarei esperando, não duvide. E talvez eu vá te dar uma  amostra do seu próprio remédio em nome do menino de 15 anos de idade que você molestou e provavelmente o fodeu mais do que ele já estava."

Pronto!

O que posso afirmar com sinceridade é que o segundo volume da trilogia é bem melhor. Ele responde muitas dúvidas acerca do que rolou na vida de Grey, de como ele se tornou fascinado por essa prática D/S. O livro apresenta uma narração um pouco mais elaborada, firmada no propósito de desvendar os traumas de Grey. Além disso, Ana torna-se mais confiante, decidida, um pouco mais madura do que no primeiro livro, e creio que a pretensão da autora em fazê-la ver Christian (que torna-se mais possessivo e dependente dela, tanto até que a sufoca), como alguém a quem ela precisa apoiar, e com quem precisa ser paciente, acaba favorecendo essa sua mudança. E quem se encantou com Christian no primeiro, nesse então irá pirar de vez de amores por ele, que parece tão disposto a fazer Ana feliz, aparece mais carinhoso, e até romântico, e mesmo com seus defeitos, que a autora justifica como resultado de seu sofrimento, faz as leitoras suspirarem por ele! Muitos irão se derreter com o final do livro! 'Corações e flores'...

Essa narrativa pode até ser falha, poderia ser bem mais aproveitada, mas o fato de ser desvendado aos poucos o trauma de Christian faz você sentir vontade de se aprofundar mais na estória, e a curiosidade te prende até o final, fazendo ansiar por mais. Acho que pelo livro se voltar todo para o passado dele que o atormenta na vida presente, para mim ele sim poderia ser apresentado como o único personagem principal, pois se não existisse fatos sobre a vida de Christian não haveria trilogia e tudo só estaria voltado para os sentimentos da bela, jovem e pobre moça para o jovem e 'quase perfeito' milionário. Seria tudo muito sem graça.

Assim como o primeiro livro, esse segundo volume da série, que também recebeu diversas críticas negativas, alavancou as vendas, acredito eu, pois aborda um romance intenso, alvo de desejo de muitas mulheres, mesclado com características e algumas atitudes desejadas em um homem, as quais, algumas pessoas admitindo ou não, são visíveis em Christian Grey. E embora o primeiro só se narrasse mais sexo, nesse segundo há a mescla de amor, ciúmes, reconciliação, confrontos, mensagens fofas e muita, muita paixão, para não escrever outra palavra...

Já li o terceiro livro e prende tanta atenção quanto esse segundo. Aguardem a próxima resenha! J

E só para deixar um gostinho...

Trilha Sonora – Cinquenta Tons Mais Escuros:

Até o terceirooo...



Classificação do livro: