terça-feira, 8 de janeiro de 2013

[Resenha] Carícias Compradas - Janet Dailey

Características:
Autor: Janet Dailey
Título Original: After the Storm - Colorado
Coleção Julia, nº 300
Editora: Abril
Edição: 1985
Páginas: 83

Sinopse:
Sozinha na cama, Lainie lembrou-se de como Rad a havia tomado nos braços, exigente, quase selvagem. De como lhe percorrera o corpo  com mãos ávidas, invadindo-lhe a intimidade até que se sentisse satisfeito. Agora Lainie teria de voltar para casa e explicar à mãe de que forma arranjara dinheiro... Como resgatar a dignidade, depois de ter escolhido aquele caminho?

Comentários:

Bom, escolhi fazer a resenha de hoje com esse livro, só para chamar atenção a essa autora, Janet Dailey, a primeira escritora americana cujos livros agradam aqueles leitores que curtem os clássicos romances, assim como eu. 

Ele nos narra sobre Lainie, uma mulher separada, de 26 anos, que retorna a Denver, no Colorado, para morar com a mãe após o falecimento do pai e a mesma adoecer. Lainie e sua mãe vivem com uma desconfortável sequência de dívidas, que nem mesmo a pensão que Lainie recebe de Rad, onze anos mais velho que ela, e seu ainda marido - pois pelo que consta ele não havia aceitado o divórcio mesmo depois de cinco anos separados -, dá para liquidá-las.

Lainie mostra-se uma pessoa sofrida, abatida diante da irremediável situação em que se encontrava: sem herança, sem trabalho, cuidando de tarefas domésticas da mansão e da mãe, e ainda sofrida diante da mágoa não superada que carregava devido ao fracasso de seu casamento. E quando ela pensa que nada poderia ficar pior, eis que num concerto em que vai por muita insistência de sua amiga Ann, ela se bate com Rad MacLeod, que continua a tratando da mesma forma ríspida e fria como antes. 

A partir desse encontro a autora nos relata passagens de quando e como ela e Rad se conheceram, e de alguns fatos marcantes de seu casamento, como as brigas devido ao ciúme de Lainie da secretária de Rad, e das constantes saídas e provocações de Lainie que irritavam ao marido. 

A insegurança dela e algumas de suas atitudes imaturas, assim como as suspeitas de traição do Rad com a secretária, que não são confirmadas no livro, foram os principais motivos para a separação deles. Porém muitas das atitudes arrogantes e prepotentes de Rad também contribuíram para Lainie acatar a decisão de se distanciarem. Para terem noção do jeito arrogante de Rad observem esse pequeno trecho do livro do reencontro deles:

— O tempo não foi muito generoso com você — zombou ele, fixando o olhar nas sombras escuras dos olhos de Lainie e em seu rosto pálido. — Que pena perder sua beleza tão cedo!
O rosto de Lainie inflamou-se imediatamente. De ódio.
— Você não mudou, Rad. Continua a mesma pessoa grosseira.
— Sua língua continua afiada como sempre — declarou ele. O tom apático de sua voz feriu-a ainda mais, porém Laine não teve oportunidade de retrucar. — O que está fazendo aqui?
Ela endireitou o corpo e desafiou-o:
— Não me avisaram que era um concerto particular, só para você!
Sentiu grande satisfação ao observar as narinas de Rad tremerem de raiva, ante a resposta sarcástica.
— Sabe muito bem que eu não quis dizer isso.
— Meus pais.. . — Lainie hesitou e corrigiu-se: — Minha mãe mora aqui, já esqueceu?
— Eu soube da morte de seu pai... — Não havia simpatia na voz de Rad. — O meu também faleceu recentemente.
Isso era novidade para Lainie: sempre admirara o pai de Rad.
— Desculpe, eu não sabia. ..
— Que ironia, não? E pensar que ambos queriam viver para ver seus netos... — Os lábios de Rad se abriram num sorriso de desdém. — Algo que você não queria que acontecesse. . .
Aquela censura tirou-lhe o fôlego. Parecia aprisioná-la com fios de ferro que a sufocavam.
— Você é um homem cruel! — Lainie não conseguia controlar sua voz, que tremia violentamente.

Após esses cortes no livro, vemos a situação da saúde da mãe de Lainie piorar e para ter o tratamento da mãe realizado ela se humilha para Rad na tentativa de conseguir ajuda financeira, e ele se propõe a ajudá-la, mas nas suas condições, com Lainie retornando para casa e acatando e satisfazendo as vontades dele como uma boa esposa. Não preciso nem falar pelo que ela decidiu né?

Somente nos finais do livro é que descobrimos que o real motivo para a separação deles foi a falta de diálogo e o orgulho dos dois, que não cederam em nenhum momento e nem assumiram ao outro o quanto de amor sentiam. Vemos um lado diferente de Rad, que viveu num inferno devido a problemas nos negócios, e nunca recebeu o apoio de Lainie.

No mais, preferia que o final, que é uma das melhores cenas de todo o livro devido a total rendição de ambos lados, tivesse se estendido um pouco. Sei lá, senti falta de mais cenas entre os dois, mas em geral é um livro de fácil leitura e você não perde nada por lê-lo.

O livro é muito difícil de ser encontrado a venda em alguns sites de livrarias conhecidas, a não ser que tentem a compra pelo mercado livre, mas ainda encontra-se disponível no site da autora em versão e-book. 


Outra versão da Capa












Classificação do livro:



Nenhum comentário :

Postar um comentário