sexta-feira, 12 de abril de 2013

Entrevista com escritores #10 - Landulfo Almeida



Olá Devoradores! 
Hoje na Entrevista com Escritores #10, será com a o ilustre Landulfo Almeida, autor do livro As Duas Faces do Destino publicado pela Editora Novo Século.

As Duas Faces do Destino foi lançado em 2012 possui 488 páginas. Para quem gosta do gênero de Ficção essa é uma excelente dica! Vale a pena conferir! Confira o livro no skoob tem a pontuação de 4,2 de 5,0.

 
Devoradora de Livros: Além de escritor, você também é engenheiro elétrico, opera na Bolsa de Valores e outras coisas mais. Como você consegue lidar com a jornada trabalho x escritor?


Landulfo Almeida: Há seis anos realizei uma mudança radical em minha vida. Desliguei-me de quase todas as atividades em que atuava e passei a me dedicar exclusivamente às operações em bolsa de valores. Como trabalho de forma autônoma, em casa, esse arranjo me garantiu bastante tempo livre durante o dia. Utilizo a maior parte dessas horas livres para escrever e trabalhar na divulgação de “As duas faces do destino”.


Devoradora de Livros: Você sempre teve a vontade de escrever um livro?


Landulfo Almeida: Eu sempre gostei de escrever, mas a possibilidade de escrever um romance surgiu mais recentemente. Comecei escrevendo críticas sobre filmes na época de faculdade. Não mostrava para quase ninguém. Envolvi-me tanto com as atividades profissionais que acabei me distanciando da escrita. Quando minha filha nasceu, resolvi diminuir o ritmo de trabalho e, naturalmente, voltei a escrever. Criei uma série de histórias para ela: “As histórias da princesa Lulu”. Depois passei a registrar várias ideias de potenciais livros. Contudo, foi apenas quando reorganizei completamente minha atividade profissional, liberando preciosas horas durante o dia, que pude dar vazão ao forte desejo de colocar em papel uma grande história. De repente, escrever se tornou uma necessidade, uma terapia. 


Devoradora de Livros: Como foi o processo de criação do livro As Duas Faces do Destino? Quanto tempo durou todo o processo?


Landulfo Almeida: Entre a primeira palavra e a finalização foram três anos, com uma pausa de seis meses, aproximadamente, nesse período. A inexperiência me prejudicou. Não fiz todos os registros necessários no início do processo. O livro acompanha sete anos da vida de alguns personagens e três de outros. Nesse período a vida deles muda radicalmente e era preciso rastrear todas as mudanças para garantir a integridade da história e evitar qualquer erro de continuidade. Hoje tenho um método de registro que facilita o trabalho e torna mais rápidas as consultas necessárias.


Devoradora de Livros: Muitas pessoas consideram os escritores solitários ou cheios de mania. Você tem algum ritual ou adota alguma sistemática na hora de escrever?


Landulfo Almeida: Não. Só não gosto de ser interrompido quando estou escrevendo. Como escrevo em casa, no meu escritório, dificilmente tenho problemas. 


Devoradora de Livros: O que você acha que é o ponto de partida para um escritor?


Landulfo Almeida: Ler muito! Se você não lê bastante, jamais poderá ser um bom escritor. Além disso, é necessário ter prazer, muito prazer, ao escrever. 


Devoradora de Livros: Quais são seus projetos para o futuro?


Landulfo Almeida: Trabalhar bastante na divulgação de “As duas faces do destino” e continuar escrevendo. Já avancei alguns capítulos em meu novo romance. 


Devoradora de Livros: Quais são suas maiores inspirações?


Landulfo Almeida: Jeffrey Archer e Stieg Larsson. Em minha opinião Larsson criou personagens complexos e fascinantes e os evolveu em uma trama original e sem falhas. A trilogia Millennium é uma obra para ser lida e relida diversas vezes. Archer é um mestre da narrativa. Envolve-nos como ninguém no fluxo de eventos de uma história. 


Devoradora de Livros: E dicas de leitura? Pode nos dar alguma?


Landulfo Almeida: Claro! Toda a trilogia “Millennium” de Stieg Larsson; “Caim &Abel” e “A filha pródiga” de Jeffrey Archer; “As brumas de Avalon” de Marion Zimmer Bradley (os quatro livros); “Entrevista com o vampiro”, “O vampiro Lestat” e “A rainha dos condenados”, das crônicas vampirescas de Anne Rice; “Labirinto” de Kate Mosse. E para quem também curte não-ficção sugiro “1808” de Laurentino Gomes, “A cabana” de William P. Young, “O Príncipe” de Maquiavel e “A Bola de Neve - Warren Buffet e o negócio da vida” de Alice Schroeder.


Devoradora de Livros: O que você acha dessa explosão da Literatura Fantástica nos últimos tempos, principalmente com autores brasileiros? Acha que isso pode durar ou seria só uma fase?


Landulfo Almeida: Acredito que veio para ficar e acho ótimo. A fantasia está em alta no cinema e na literatura mundial e, talvez por isso, estejamos todos mais propensos a esse gênero no Brasil também. No futuro próximo outros gêneros de ficção como o mistério, o policial e o terror também ganharão terreno, mas sem tomar o espaço da literatura fantástica. Tenho convicção de que o autor nacional ganhará cada vez mais espaço nas livrarias e nas estantes dos leitores, o que motivará a diversidade. Sou um otimista.


Devoradora de Livros: Para finalizar, qual é a mensagem que você gostaria de passar aos leitores da Devoradora de Livros.


Landulfo Almeida: Leiam de tudo. Romance, fantasia, mistério, terror, biografias, livros históricos, os clássicos nacionais e estrangeiros e tudo no que possam colocar as mãos. Não se limitem nem tenham preconceitos. As joias mais preciosas às vezes se escondem nos lugares onde menos esperamos. E, sempre que possível, conversem sobre suas obras prediletas, troquem opiniões, reflitam. O debate saudável estimula a mente e revigora os sentimentos.


Um forte abraço para Deise e todos os leitores da Devoradora de Livros. Boas leituras!


Conheça mais sobre o autor:


Nascido em Brasília em 1968, Landulfo Almeida passou sua adolescência e boa parte da vida adulta em Salvador. Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Bahia e pós-graduado em Marketing de Serviços, trabalhou como engenheiro de software, empresário, professor e executivo. É entusiasta do mercado financeiro e opera na Bolsa de Valores. Apaixonado por ciência, ficção científica e literatura fantástica, procura usar sua experiência eclética e seus diversos interesses para enriquecer suas histórias, criando ambientes e personagens plausíveis; permitindo à imaginação fluir livremente.
Obrigada Landulfo por responder as perguntas com empenho e dedicação, você será sempre bem vindo na Devoradora de Livros.

Tenho certeza que As duas faces do destino já é um sucesso!!!
Bjs 
Até a próxima Devoradores =D